texto_202_1.jpg

Viva Verde Florestal

O ecossistema nos fornece todos os suprimentos necessários para nossa vida. Desde seu surgimento, toda espécie extrai matérias do meio-ambiente para sobreviver. Entretanto, com a evolução da sociedade e suas demandas, tal extração se tornou cada vez mais frequente e muitas vezes irresponsável.

Para solucionar problemas resultantes de desmatamentos, tornou-se necessário tomar medidas de reflorestamento de áreas afetadas, para reequilibrar o ecossistema local.  Dessa forma, soluciona-se problemas como escassez de flora e fauna, infertilidade do solo, alterações no microclima, impureza do ar e outros.

Criada para atender essa causa nobre, a Viva Verde Florestal é responsável pelo maior reflorestamento feito por uma empresa privada nas margens do rio São Francisco. Executamos reflorestamentos, preocupando-nos com a situação da área a ser reflorestada, o processo sucessório natural, o espaçamento e a distribuição das espécies.

O objetivo é garantir que a nova floresta obtenha características semelhantes às do ecossistema original, contribuindo dessa forma, com a manutenção de toda a vida existente na floresta.

A qualidade da muda, a variedade de espécies, a maneira correta de plantio e manutenção são fatores que contribuem para a perpetuação da nova floresta.

A utilização de espécies nativas, próprias da região, garante a presença de polinizadores naturais, dispersores de sementes e predadores naturais, indispensáveis para que as populações implantadas assumam sua reprodução e o processo de regeneração natural das florestas.

A manutenção do restauro é feita em um período de dois anos. A partir deste momento, as mudas já têm autonomia suficiente para crescer, sem a interferência do meio.